top of page

 Glutamato Monossódico (GMS)

Descrição

(1) (2) (3)

    O glutamato é um dos muitos aminoácidos existentes na Natureza, os quais são considerados como os blocos de construção das proteínas. Encontra-se naturalmente em vários alimentos proteicos, incluindo queijo, leite, carne, peixe e um grande número de vegetais, sendo que os níveis são bastante elevados em tomates, cogumelos, nozes e queijo parmesão, e é ele o componente fundamental que determina o sabor destes.

 

    Foi esta descoberta que levou à caracterização de um quinto sabor distinto, o "umami", uma vez que nenhum dos outros quatro existentes (doce, azedo, amargo ou salgado) correspondiam ao gosto conferido pelo glutamato aos alimentos.

 

 

    No entanto, para viabilizar o glutamato como um aditivo intensificador de sabor, este teria que ser facilmente solúvel em água, mas não poderia solidificar ou absorver humidade, tal como o sal ou o açúcar. Além disso, este só adquiria a sua função quando se encontrava na forma "livre", ou seja, quando não estava vinculado a outros aminoácidos nas proteínas.

 

   Surgiu assim o glutamato monossódico (GMS ou MSG), o sal sódico do glutamato e a sua versão mais solúvel e palatável.

Fig. 1. Estrutura química do glutamato monossódico

http://en.wikipedia.org/wiki/Monosodium_glutamate

     O glutamato não é usado simplesmente para melhorar o sabor de alimentos; apresenta funções biológicas extremamente importantes dentro do organismo. Por esse motivo, tem sido implicado na controvérsia associada ao GMS, com a preocupação de que poderá afetar negativamente determinados processos fisiológicos essenciais.

Propriedades

REFERÊNCIAS:

1. Singh M. FACT OR FICTION? The MSG Controversy. Food and Drug Law. 2005.

2. Geiling N. It’s the Umami, Stupid. Why the Truth About MSG is So Easy to Swallow. Smithsoniancom. 2013.

3. Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Monosodium_glutamate [23/05/15].

 

bottom of page